terça-feira, 4 de setembro de 2007

Estudo: prazer ou obrigação?

Prazer e obrigação são coisas totalmente diferentes, pois do prazer nós gostamos, enquanto que, na obrigação, somos obrigados. E o estudo é prazer ou obrigação?
Por um lado, estudar é um prazer se gostamos da matéria e, a partir dela, podemos escolher uma profissão. Além disso, podemos estudar por curiosidade de algum assunto interessante, como os planetas.
Porém, nem sempre isso acontece. Algumas pessoas não gostam de estudar, por isso acham que é uma obrigação. E também, às vezes, há matérias que ou acham que não precisamos ou que é chata.
Isso varia de pessoa para pessoa, mas é em prol de nosso futuro. Por isso devemos melhorar o nosso modo de pensar.
(Felipe)


Para alguns, estudar é uma atividade interessante e até divertida. Outros ficam mal-humorados só de pensar que terão de estudar para a prova de matemática.
Estudar não é necessariamente obrigatório. Se você não quiser, você não estuda. É muito chato ter dever de casa, ter que se preparar para concurso, entrar em época de provas, etc.
Mas há um porém. Sem o estudo, não chegamos a lugar nenhum. Então, pode-se se dizer que o estudo é tudo na nossa vida.
Pensando por outro lado, ler e se preparar é obrigação para aqueles que desejam alcançar um lugar melhor no futuro e, quase todos, se pudessem, escolheriam não estudar.
Mas o estudo também pode ser considerado prazer, desde que encontre motivação. Boas notas e bons resultados podem ser considerados grandes fatores motivacionais. Estudar é muito bom, pois ficamos mais inteligentes, adquirimos cultura e podemos conversar sobre quase tudo. O estudo pode não ser tudo na vida, mas é o caminho para os melhores lugares. Podemos dizer que estudar não é só importante para uma vida melhor. É fundamental.
(Louise)

Nenhum comentário: